Covid 19, acordos entre escolas e farmácias para a testagem de todos os alunos em território nacional
O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), anunciou que as escolas vão fazer acordos com farmácias locais (regionais), para a realização de testes, com o intuito de despistagem à Covid 19, a todos os seus alunos.
Filinto Lima, presidente da ANDAEP, no final da reunião efetuada "on line" esclareceu que vão celebrar protocolos com a ANF ( Associação Nacional das Farmácias), para que os alunos possam vir a ser todos testados sem custos, tanto para as famílias como para as escolas. Uma medida de prevenção que visa diminuir a escalada desenfreada da doença nas escolas.
A informação sobre o acordo deverá chegar na segunda-feira aos associados da ANDAEP e caberá a cada escola definir a forma como pretende fazer a campanha de despistagem aos seus alunos.
De referir que Filinto Lima, indica que há que rentabilizar a oportunidade que todos têm de realizar testes grátis, sendo que cada pessoa tem direito a 4 testes gratuitos por mês, pelo que os testes podem ser realizados nas escolas ou na farmácia.
O acordo surgiu como forma de “contornar a previsível ausência de testes aos nossos alunos”, acrescentou Filinto Lima, referindo-se à campanha de testagem à comunidade escolar que começou esta semana, excluindo a testagem aos alunos.
Por decisão da Direção-Geral da Saúde, a campanha de vacinação abrange apenas os cerca de 220 mil docentes e não docentes. O regresso à escola começou no dia 11 de janeiro, após as férias de Natal, pelo que professores e pessoal não docente começaram a ser testados em todas as escolas do território nacional.