Advertisement

Sabe quais são as 8 praias campeãs do lixo em Portugal?

É urgente acabar com o lixo nas nossas praias


Amantes do Mar e Guerreiros da Limpeza, preparem-se para uma história de determinação, esperança e união! Ao longo do último ano, testemunhamos o desafio épico de limpar as nossas adoradas praias portuguesas, lutando contra as marés de lixo que ameaçavam a sua beleza natural. E hoje, é com orgulho que partilhamos os números e as conquistas de uma verdadeira revolução ambiental.


Em 2023, oito praias em Portugal emergiram como campos de batalha, enfrentando montanhas de detritos que desafiavam a sua pureza. Entre elas, destacam-se as seguintes, onde a quantidade de lixo recolhido foi notável:


🏖 Praia da Costa da Caparica: Com uma comunidade determinada e dedicada, foram recolhidas impressionantes 5 toneladas de lixo, restaurando a sua beleza natural e protegendo a vida marinha que habita as suas águas.

🏝 Praia de Matosinhos: Nos mares do Porto, foram retiradas do ambiente marinho 3,5 toneladas de detritos, graças ao esforço incansável de voluntários e organizações locais.

🏖 Praia da Rocha, Portimão: Uma das joias do Algarve, esta praia testemunhou a remoção de 4 toneladas de lixo, mostrando que o compromisso com a limpeza é mais forte do que qualquer maré negra.

🏝 Praia do Tamariz, Estoril: Com a ajuda de voluntários apaixonados, foram retiradas das suas areias 2,5 toneladas de resíduos, devolvendo a esta praia o seu esplendor.

🏖 Praia da Figueirinha, Setúbal: Num esforço conjunto, foram recolhidas 2 toneladas de lixo, demonstrando que a união faz a força na preservação das nossas praias.

🏝 Praia da Nazaré: Nas ondas lendárias da Nazaré, foram retiradas 3 toneladas de detritos, num testemunho do poder da comunidade em proteger o seu património natural.

🏖 Praia de Carcavelos: Com uma recolha de 3,5 toneladas de lixo, esta praia icónica renasceu das cinzas da poluição, graças ao empenho dos seus defensores.

🏝 Praia da Arrifana, Aljezur: Num esforço hercúleo, foram retiradas das suas falésias 4,5 toneladas de resíduos, restaurando a sua beleza selvagem.


Estes números não são apenas estatísticas, são testemunhos do poder da ação coletiva na preservação do nosso planeta. Mas a nossa missão está longe de terminar! Em 2024, vamos continuar a nossa luta contra o lixo nas praias, inspirando outros a juntarem-se a nós nesta causa vital.

Participe nas limpezas de praia, reduza o uso de plástico e eduque os outros sobre a importância de proteger o nosso ambiente marinho. Juntos, podemos criar um futuro onde as nossas praias permaneçam limpas e intocadas, um futuro onde os nossos oceanos sejam um santuário de vida selvagem.

Vamos escrever juntos o próximo capítulo desta história, onde o triunfo da natureza sobre o lixo é o final feliz que todos merecemos!