
Está a ser desenvolvido por um grupo de cientistas, uma nova forma de transformar células cancerígenas em potentes agentes anticancerígenos. Esta nova terapia celular é capaz de eliminar tumores estabelecidos e promover imunidade a longo prazo - A ideia está em treinar o sistema imunitário para que possa prevenir o ressurgimento do cancro.
Os resultados foram publicados na revista Science Translational Medicine: “A nossa equipa procurou uma ideia simples: pegar em células cancerígenas e transformá-las em vacinas e assassinos do cancro”, disse o autor correspondente Khalid Shah, vice-presidente de pesquisa no Departamento de Neurocirurgia do Brigham e professor da Harvard Medical School e do Harvard Stem Cell Institute (HSCI). “Usando engenharia genética, estamos a reaproveitar células cancerígenas para desenvolver uma vacina que mata as células tumorais e estimula o sistema imunitário a destruir tumores primários e prevenir o cancro”.
Esta vacina da BioNTech vai começar a ser testada em Setembro deste ano, no Reino Unido, depois de já ter sido assinado um contrato com o Governo desse país. Estes testes vão prolongar-se até 2030, sendo entregues cerca de 10 mil doses ao longo desses 7 anos.
O acesso antecipado a estes testes vai ser dado a pacientes em estágio inicial e avançado de cancro. Esta inovação vai englobar terapias personalizadas, incluindo vacinas contra o cancro, que tentam estimular o sistema imunológico a atacar células nocivas.