Advertisement

Descobertos mais 8 substâncias ou agentes que levam ao aparecimento de cancro

Subiram para 256 o total de agentes ou substâncias que levam ao aparecimento de cancro. Recentemente foram adicionados, no mais recente relatório sobre carcinógenos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, oito substâncias ou agentes que foram considerados carcinógenos.


Um desses agentes é a bactéria "Helicobacter pylori", que várias pessoas têm, causando distúrbios gástricos. O trióxido de antimónio, que é utilizado para retardar a propagação de chamas em plásticos, também é um dos agentes carginógenos. Fazem parte desta lista outros seis ácidos halocéticos que são formados durante o tratamento de águas potáveis a partir de uma reação entre os agentes de desinfeção à base de cloro e a matéria orgância da fonte de água. Estes ácidos são o bromocloroacético, o bromodicloroacético, o clorodibromoacético, o dibromoacético, o dicloroacético e o tribromoacético.

O relatório não estima qual a probabilidade de desenvolver cancro após exposição a estes agentes ou substâncias, pois existem diversos fatores que podem influenciar esta situação, tais como a quantidade de agente a que esteve exposto e a duração da exposição.

Em relação ao trióxido de antimónio, a exposição é feita maioritariamente pelos trabalhadores das fábricas que produzem esta substância. No entanto, a bactéria Helicobacter Pylori, coloniza o estômago e para várias pessoas até passa despercebida, sem causar sintomas de infeção. Contudo, em situações graves, a infeção com esta bactéria, pode causar cancro do estômago. A contaminação com esta bactéria, pode ser adquirida, por exemplo, na ingestão de alimentos ou água contaminados com esta bactéria.