Advertisement

O que ponderar antes de contratar um seguro de saúde

Seguro de saúde: Tudo o que deve saber antes de assinar um contrato


O seguro de saúde tal como todos os outros seguros, oferecem diferentes tipos de garantias, coberturas e consequentemente de prémios, pelo que deverá ponderar e analisar bem todos os prós e contras para a sua contratação, evitando deste modo dissabores a curto, médio e longo prazo.

O seguro de saúde veio preencher uma lacuna em relação aos serviços de utilidade pública que limitam consideravelmente o acesso a muitos tratamentos de saúde, pela sua morosidade e constante falta de vagas.

Assim, os seguros de saúde, asseguram um atendimento mais rápido e eficaz na satisfação do cliente, proporcionando uma vasta oferta de serviços, a custo moderado. No entanto, vale lembrar que antes de se contratar uma apólice de seguro saúde, se devem analisar certos aspetos:

Um dos aspetos a considerar é sem dúvida, as garantias que a apólice de seguro abrange, (coberturas), os capitais dessas coberturas, as franquias (valor a cargo do segurado), se anuais ou por espécie, etc.

Num aspeto global as Companhias de Seguros disponibilizam pacotes predefinidos de coberturas e capitais. As coberturas mais importantes nestes pacotes são sem dúvida os capitais seguros por internamento hospitalar. 

É importante conhecer os capitais, porque quanto maiores forem, melhores serão as coberturas e mais vastas. Os pacotes não são todos iguais e consequentemente as coberturas também variam de acordo com o pacote apresentado.

As coberturas vão desde o internamento hospitalar, subsidio diário em caso de internamento, próteses e ortóteses, estomatologia, parto, medicamentos, segunda opinião médica, medicinas alternativas, entre outras.

Convém garantir a melhor qualidade/preço e igualmente o pacote que melhor se adequa ao que necessita. Há muita oferta no mercado pelo que se deve analisar o que melhor se adapta à sua realidade.

Conhecer os períodos de carência 

Período de carência é o tempo que permeia entre a contratação do seguro e a sua utilização por parte do segurado. 

Nos pacotes predefinidos, a grande maioria das Companhias apresenta períodos de carência, dependendo do tipo de cobertura, pelo que é importante saber o período a partir do qual pode começar a usufruir das garantias do seguro.

 A cobertura de parto por exemplo, tem um período alargado de carência nunca inferior a 12 meses, e encontra-se normalmente no pacote mais completo. Mesmo dentro do mesmo pacote, algumas coberturas têm períodos de carência diferenciados.

Exclusões - É muito importante que tome conhecimento das exclusões particulares e gerais que constituem o seguro que pretende contratar. As exclusões particulares são as que dizem inteiramente respeito à sua análise clínica, preenchendo para o efeito um questionário, que permitirá à seguradora saber o seu historial clinico. 

Mediante certos parâmetros a seguradora pode excluir certos tratamentos, exames, ou outros que entenda pertinentes, que irão constituir as exclusões particulares, em conjunto com as exclusões gerais transversais a todos os seguros de saúde de um mesmo segmento. Nesta situação o seguro deixará de garantir certas coberturas na apólice, de acordo com as exclusões particulares.

Questionário Clínico

Para que a seguradora possa garantir as coberturas do pacote que escolheu, é necessário que se preencha um questionário clinico, onde irão constar todos as informações inerentes a situações anteriores e atuais de enfermidades, cirurgias, medicamentos e outros, no sentido da seguradora poder avaliar todo o seu percurso clinico.

Este questionário deverá ser revisto com atenção para que nada escape ou que o seu conteúdo se possa considerar impreciso, porque dele depende, a exclusão ou não de certos tratamentos exames e outros, inerentes às coberturas contratadas. 

Através deste questionário muitos problemas poderão ser evitados no futuro, uma vez que ao preencher este questionário a Companhia estará apta a considerar ou a excluir, certos tratamentos, exames ou outros na sua apólice. 

Importa salientar que as informações constantes na proposta de seguro deverão corresponder à verdade, não se devendo omitir nenhum aspeto relevante, para que o seguro possa garantir todas as coberturas efetivamente contratadas, e que a apólice possa corresponder inteiramente ao fim a que se destina.