Advertisement

Lá fora elogiam Portugal no combate à Covid-19: "Estão à frente"

A imprensa francesa está a elogiar a forma como Portugal está a lidar com a pandemia mundial do coronavírus.

Publicado na France Inter, um artigo desta semana, deixou elogios às medidas de combate à Covid-19 em Portugal. O artigo faz uma análise às medidas adotadas na qual tenta explicar a razão pela qual o nosso país não está a sofrer tanto como a Espanha e a Itália.

O principal elogio vai para os portugueses, no qual são vistos como um povo disciplinado: "enquanto Espanha está severamente confinada e o Governo espanhol acaba de decretar a cessação de toda a atividade económica essencial, os portugueses estão confinados, os espaços públicos estão fechados, mas não há sanções, nem é obrigatório um certificado de deslocação, os portugueses são tão disciplinados que a repressão é inútil".

Apontam ainda ao número de vítimas mortais, alegando que em Portugal existem 11 vezes menos mortes do que Espanha, apontam como causa para estes números mais reduzidos, o fecho antecipado de fronteiras, o que deu origem a um baixo registo de "casos importantes". A localização do nosso país também ajudou a prever o futuro "ou seja, a epidemia - e sua fase crescente - começou mais tarde em Portugal do que na Espanha, França ou Itália".

No artigo pode-se ler ainda: "Portugal isolou-se a 13 de Março, ao mesmo tempo que França, enquanto os casos ainda eram contados pelos dedos das mãos". Conclui elogiando a autodisciplina dos portugueses, referindo que "estão, portanto, à frente".

O acesso ao Sistema Nacional de Saúde a toda a população portuguesa também é elogiado por Anthony Bellanger, o francês autor do artigo: "Portugal demonstra generosidade também medida de saúde pública: O governo dá acesso a toda a população residente em Portugal ao Sistema Nacional de Saúde. Todos protegem todos da Covid-19".