
Este medicamento, com favipiravir como princípio ativo, está a ser utilizado para tratar a infeção por covid-19 numa fase experimental. As autoridades de saúde japonesas estão a testar o medicamento essencialmente para tratar os sintomas de doenças respiratórias causadas por este vírus responsável pela pandemia em que vivemos.
O porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, informou que perto de 30 países já confirmaram o seu interesse de obter o medicamento. Os Estados Unidos é um desses países, que tem mostrado recetividade para encontrar um medicamento eficaz no tratamento dos sintomas da infeção.
Este medicamento existe no Japão há 6 anos e foi aprovado e desenvolvido como medicamento contra a gripe. Contudo, nunca foi comercializado. Porém, na situação atual em que o mundo vive, numa forma de procurar soluções e tratamentos para coronavirus, este medicamento foi usado experimentalmente nos casos em que outros antivirais não funcionaram contra certos tipos de gripe, e revelou-se eficaz contra a covid-19.