Ler para os nossos filhos desde o berço, é criar um leitor, é gratificante e o seu filho irá agradecer
A partir do momento em que está espera do seu primeiro filho, normalmente somos bombardeados com mensagens sobre a importância da leitura e outras práticas igualmente importantes.
Por uma boa razão: os benefícios da leitura em todas as fases do desenvolvimento de uma criança estão bem documentados. Felizmente, criar um leitor é divertido, gratificante e relativamente fácil.
Primeiro, familiarize-se com a leitura
Bem se deixou de ler por algum motivo, agora é hora de voltar a reservar um tempo do seu dia para pôr a leitura em dia, e para escolher os livros que vai ler com o seu filho. Se quer criar um leitor, seja em primeiro lugar também um leitor e dê o exemplo.
Livros para bebês são uma necessidade
Se pensa que os bebés não se interessam pelas as histórias que conta, está enganado, até os recém nascidos gostam de ouvir histórias, pode começar aí o gosto pela leitura, pelo que tire partido disso.
Leia em voz alta, todos os dias. Qualquer livro. Pode ler qualquer coisa para um recém-nascido: um livro de receitas, um romance, um manual para pais. O conteúdo não interessa. O que importa é o som da sua voz, a cadência do texto e as suas próprias palavras, no ritmo certo.
A pesquisa mostrou que o número de palavras a que uma criança é exposta tem um impacto direto no desenvolvimento da linguagem e na alfabetização. Mas aqui está o problema: a linguagem tem que ser ao vivo, pessoalmente e dirigida à criança.
Ligar uma televisão, ou mesmo um audiolivro, não conta. Claro, é bom começar a ler em voz alta os livros infantis que farão parte da biblioteca do seu filho. Mas não se sinta limitado. Apenas se certifique que isso o diverte.
Use os seus sentidos:
Quando lemos para os bebés, estes captam o som e aprendem que ler é divertido e pode envolver todos os sentidos: a sensação das páginas, o cheiro da cola, o visual das ilustrações, o som da voz dos pais.
Experimente: os livros com texturas ou a 3 dimensões são especialmente bons para a experiência tátil do seu filho.
Cuide do seu público:
Faça contato visual, mas não procure uma reação específica. Pode parecer que os bebês não estão a ouvir, mas estão a absorver a experiência. E os padrões, rotinas e hábitos atentos que são estabelecidos a partir daí, agora durarão a vida toda.
Faça seu bebé falar:
Os bebés podem começar a fazer sons em resposta à sua leitura. É por isso que muitos livros para esta idade contêm palavras sem sentido ou sons de animais – estes são mais fáceis de imitar.
Experimente: se seu filho fizer barulho, responda. Pode não fazer sentido para si, mas é comunicação. Há uma linha reta a partir deste momento até o seu primeiro clube do livro entre pais e filhos.
Crianças
É difícil superestimar a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual, social e emocional de uma criança. Quando lê e interage com as crianças, elas absorvem tudo: vocabulário e estrutura da linguagem, números e conceitos matemáticos, cores, formas, animais, opostos, maneiras e todos os tipos de informações úteis sobre como o mundo funciona.
Além disso, quando lê em voz alta, seu filho correlaciona os livros com o som familiar do timbre da sua voz - e a proximidade física que a leitura traz. Desta forma está a ajudar a construir uma associação positiva com livros que durarão a vida toda.
Tenha em mente:
A leitura acontece ao longo do dia. A leitura noturna na hora de dormir é uma rotina familiar para os pais de crianças pequenas – qual a melhor maneira de fazer o seu filho repleto de energia relaxar antes de dormir? Certifique-se de que a atmosfera seja calma e não apressada, e escolha alguns dos muitos livros que terminam, estrategicamente, com uma cena pacífica de ir para a cama (embora livros mais brincalhões sobre crianças que evitam dormir também sejam divertidos).
Mas leia com seu filho durante o dia também. Oferecer-se para ler livros com crianças pequenas é uma das melhores formas – em alguns dias, pode parecer a única maneira – de fazê-las desacelerar e se concentrar. Sente-se perto e aproveite esses momentos de ligação enquanto ainda se vê a luz do sol e o dia ainda não esmoreceu.
Respeite as preferências do seu filho:
O seu filho já o surpreende com os seus gostos e opiniões independentes. Assim como seu filho não gosta de sua salada com couve, ou de legumes, as crianças de agora podem não gostar de ler certos livros infantis que lia na altura da sua infância. Pode não estar tão animado com fadas ou camiões falantes, mas seu filho pode estar, gostar e interessar-se. Incentive as crianças a expressar o que gostam nos seus livros e encontre mais livros como esses.
Tudo bem interromper:
Não fique tão preso à sua própria leitura a ponto de ignorar os comentários e perguntas de seu filho. As interrupções mostram que seu filho está envolvido.
Se as crianças não parecerem envolvidas com as palavras, pergunte o que elas veem nas figuras. Aponte para as coisas e convide-os a explicar ou a narrar a ação.
Expanda o mundo do seu filho:
Às vezes, as crianças parecem “presas” a um determinado livro pelo qual não sente nenhuma simpatia. Não negue os livros que eles gostam, mas tente direcioná-los ativamente para outros livros também. Mais importante, não tenha medo de expor crianças pequenas a assuntos para os quais não têm nenhum contexto. Todos os tópicos - até mesmo a geologia, a história da arte e a vida em diferentes culturas - podem ser divididos em pequenas partes e tornados interessantes por um grande livro infantil. Experimente: a partir de certa idade, as crianças podem começar a preferir exclusivamente as histórias que apresentam um protagonista do seu próprio género, que se identificam com eles, os seus heróis! Aproveite esse tempo para mostrar outros heróis e outras personagens noutros livros de histórias.
Escolha livros diversos:
Todas as crianças precisam de se ver refletidas nos livros ilustrados ao seu redor. Deve apresentar ao seu filho livros de crianças de todas as raças e de outras regiões do globo que não só a sua, que apresentem uma grande variedade de tradições culturais e estruturas familiares que coexistam nas nossas comunidades. Expor as crianças à diversidade nos livros, irá prepará-las para a vida num mundo de diversidade e em constante mudança e movimento.