Advertisement

Sabe o que não deve limpar com vinagre?

Materiais e superfícies que nunca deve limpar com vinagre


O vinagre é uma escolha ecológica e não tóxica para muitas tarefas de limpeza, mas não é a única solução.

Existem certas superfícies e materiais que nunca deve limpar com vinagre

Existem inúmeros artigos na internet que divulgam o beneficio que é o vinagre como um potente desinfetante, e de fato diluído em água, torna-se uma solução de limpeza realmente eficaz em muitos aspetos na sua casa, como descalcificar, tirar maus cheiros, mofo e bolores, etc.

 Contudo, há exceções e não pode nem deve ser usado em todas as superfícies, que as pode danificar. Afinal o vinagre tem ácido, e nem todos os materiais estão recetivos ao abrasivo do ácido.

Algumas pessoas acham que misturar o vinagre com outros produtos de limpeza potenciam o poder do vinagre o que é um erro, uma vez que a mistura de produtos pode provocar a produção de gases que se tornam prejudiciais para a saúde se inalados, ou se mantido o contato com a pele.

Também não use produtos todos ao mesmo tempo, uma vez que cada um tem o seu papel especifico.

Materiais onde não deve utilizar o vinagre como forma de limpeza:

Facas

Não limpe as facas com vinagre, que é uma má ideia. O ácido do vinagre pode provocar corrosão no metal e as facas ficam com a lâmina de corte comprometida deixando de cortar, ficam sem corte "perdem o fio".

Lave as suas facas com sabão e água morna e seque-as bem antes de as guardar.

Mármore

Não limpe mármore com vinagre. O mármore deve ser limpo com sabão/detergente neutro e um pano húmido.

 O ácido do vinagre tira o brilho ao vidrado do mármore natural, e ainda pode causar defeitos na superfície criando buracos, pelo ácido abrasivo do vinagre. 

Não use outros produtos abrasivos que irão de igual modo tornar o mármore baço e sem brilho.

Granito

Assim como o mármore o granito é uma pedra natural que reage muito mal ao ácido do vinagre. O vinagre provoca opacidade no granito para além de causar danos à sua durabilidade, pois deixam marcas conhecidas como "gravuras", que requerem lixamento e polimento para serem removidas.

Superfícies de cerâmica

As superfícies de cerâmica também são materiais que não reagem bem à aplicação do vinagre. Se inadvertidamente caírem pingos para o chão ou respingarem para as paredes, limpem imediatamente para que as manchas não tenham tempo de endurecer. 

Estas superfícies também se limpam com sabão neutro e água quente. 

Ter em atenção que se usar qualquer outro produto para limpar este tipo de material, ler sempre o rótulo porque pode não ser o produto adequado.

Ovos na bancada da cozinha

Deixou cair ovos na bancada da cozinha? Não limpe com vinagre. O vinagre endurece a clara e acaba por engrossar e endurecer. Limpe apenas com uma porção de sal, e limpe de imediato.

Máquinas de lavar loiça

Embora o vinagre não destrua a máquina de lavar loiça, não é uma uma alternativa eficaz ao uso dos produtos de limpeza. 

O ácido do vinagre pode reagir com algumas partes da máquina, causando corrosão ao aparelho e provocar uma menor durabilidade da máquina, bem como corroer as borrachas e as mangueiras, provocando um relaxamento e desgaste das mesmas.

 Se usar o vinagre e este se misturar com resíduos salgados dentro da máquina, durante o período de lavagem, pode danificar a loiça, tirando-lhe a cor e o brilho e danificar os utensílios de metal.

Telemóvel e Computador

O vinagre pode remover o revestimento protetor do visor  do telemóvel, e também não é uma boa ideia usá-lo no computador. 

Limpe essas superfícies dos seus dispositivos eletrónicos com panos de microfibra suaves para se livrar da poeira e outras partículas e use álcool isopropílico para lavar germes e micróbios desagradáveis ​​-  verifique  sempre primeiro as instruções do fabricante para limpeza e manutenção deste tipo de equipamentos.  

Ferro de engomar

Não encha o depósito da água do seu ferro de engomar com vinagre, ainda que diluído em água, para o limpar e retirar o calcário. Isso pode danificar irremediavelmente o eletrodoméstico. 

Mesmo que ache que pode diluir o vinagre em água, verifique nas instruções do fabricante, de como deve proceder à sua limpeza, para que o ácido abrasivo do vinagre não danifique as partes metálicas. 

Para a redução efetiva do calcário, deve usar água destilada e após cada utilização remover toda a água do depósito.

Soalhos de madeira

Muitas pessoas acreditam que usar vinagre em soalhos de madeira, ainda que diluído pode retirar toda a sujidade, enquanto outros acreditam que o vinagre pode danificar irremediavelmente o soalho e corroer o acabamento. Não arrisque perder todo o soalho de madeira. Escolha um produto adequado. 

O mercado tem uma vasta oferta neste tipo de produtos. Não use o mesmo produto multiusos para todas as superfícies que limpa tudo, a menos que especifique no próprio produto que é adequado para superfícies de madeira.