Mofo ou bolor como também é conhecido, é uma proliferação de fungos em espaços pouco ventilados
O mofo ou bolor como também é conhecido, é uma proliferação de fungos que se desenvolvem em espaços, húmidos, quentes e com pouca ventilação, lugares favoritos onde se podem instalar e reproduzir.
Para além do cheiro e de danificar e apodrecer, as roupas e as paredes, assim como portas e azulejos nas casas de banho, são igualmente muito lesivos para a nossa saúde, provocando doenças do foro respiratório.
Assim é muito importante que saibamos identificar a raiz do problema e possamos erradicá-lo de vez o que por vezes se torna uma tarefa árdua, mas com paciência e produtos adequados conseguimos acabar com esse flagelo.
Dicas para impedir que o mofo/bolor apareça
Para impedir que a proliferação dos fungos se instale é necessário que os cuidados a ter em casa sejam constantes, uma vez que se o espaço for húmido e não bata o sol, vão acabar por aparecer.
Deve primeiro de tudo arejar o mais possível os espaços, mesmo que esteja na época do inverno, onde aparecem mais frequentemente.
Quem nunca teve bolor em casa? Muitas vezes mesmo com os espaços ventilados, há sempre uma probabilidade e principalmente no tempo frio da roupa ganhar um cheiro esquisito a bafio, que inunda todo o armário, e até parece que a roupa fica molhada.
Deve deixar as portas dos armários abertas bem como as gavetas para o arejamento produzir melhor os seus efeitos. Limpar com um pano humedecido em vinagre branco, regularmente. O ácido do vinagre previne o seu aparecimento.
Ter em atenção que não deve guardar roupas húmidas ou molhadas no armário o que propicia o aparecimento de fungos.
Pode também usar desumidificadores perto dos armários, (elétricos) ou as caixas desumidificadoras dentro dos armários.
O giz também é uma formula caseira, que ajuda a reter o acumulo de humidade. Deve colocar o giz nos cantos das divisões e dentro dos armários, roupeiros e outros.
O mofo/bolor pode também verificar-se quando há infiltrações de água pelas paredes e pelo chão, e fazer a utilização de tintas impermeabilizantes e isolantes, bem como isolar os soalhos, e verificar as juntas das tijoleiras, para a prevenção dos fungos.
Receitas caseiras para a eliminação de fungos:
Eliminação nas paredes: preparação de 240ml de vinagre branco com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.Eliminação nas roupas: muito importante é retirar todas as roupas do armário lavar e deixar secar ao sol.
Arejar e limpar por dentro o armário como se explicou acima. Para uma solução caseira, misturar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de sal para cada litro de água quente.
Mergulhar as roupas nesta solução e deixar durante aprox uma hora. Depois passar por água corrente fria e secar normalmente.
Eliminação de fungos no colchão: espalhar bicarbonato de sódio por toda a superfície do colchão com um pano e aguardar uns trinta minutos. Depois é só aspirar.