Advertisement

Portugueses estão a comer o dobro das calorias recomendadas e Nutricionistas pedem ação do Governo

A Ordem dos Nutricionistas pediu ação urgente do governo depois de alertar que os portugueses estão a comer o dobro do necessário e de forma desequilibrada. Este alerta surgiu depois dos resultados da "Balança Alimentar 2016-2020".


Este é um novo estudo que preocupa os especialistas. Segundo o relatório do Instituto nacional de Estatística (INE), em Portugal estamos a consumir o dobro daquilo que seria suposto. Em média cada cidadão português consome 4075 kcal, quando o recomendado para um adulto com um peso médio saudável são 2000 kcal diárias.

A Balança Alimentar Portuguesa (BAP), é o estudo que serve como um instrumento analítico de natureza estatística baseado na oferta de alimentos no território nacional numa perspetiva de consumo aparente, enquadrando as disponibilidades alimentares e a respetiva evolução em Portugal, em termos de produtos, nutrientes e calorias. Neste estudo, o INE constatou que os portugueses consomem demasiada carne. Também houve um aumento do consumo de álcool em relação com o estudo BAP de 2012-2015, aumentando em cerca de 14% o consumo de bebidas alcoólicas, representando aproximadamente 302 ml por habitante por dia.

Em suma, as disponibilidades alimentares para consumo no período 2016-2020 continuam a evidenciar uma oferta alimentar excessiva, com calorias em excesso e desequilibrada. Caso pretenda consultar mais detalhadamente este estudo, pode fazê-lo aqui.