Podendo causar até a morte, alimentos proibidos que o seu cão jamais deve comer
Como é do conhecimento geral, os cães comem tudo o que "mexe" e desde que esteja ao seu alcance. Assim cabe aos seus donos não lhes fazerem as vontades e lhes darem de comer o que realmente é adequado à sua alimentação.
A comida dos humanos faz mal e pode até matar os animais.
Segundo afirma, John de Jong, presidente da Associação Americana de Medicina Veterinária, assistimos todos os dias a animais que comem de tudo. Ora isto está completamente errado porque mesmo que seja por vezes um pouquinho do que estamos a comer, mesmo que em pequenas quantidades causa dano nos animais, por vezes irreversíveis e até a morte.
Os sintomas podem ser vários, como vómitos, diarreia e ataxia (transtorno neurológico que afeta a coordenação dos movimentos), devido à toxicidade dos alimentos que ingerirem.
Neste segmento dos alimentos que não devemos dar aos cães, encontram-se a cebola e o alho crus.
De acordo com a Fox News, estes dois alimentos até podem ser altamente benéficos para a saúde humana, mas para os cães podem significar um possível envenenamento causado por danos oxidativos nos glóbulos vermelhos. Entre os sinais de alerta estão a diarreia, vómitos, baba excessiva e sangue na urina.
Outro alimento que normalmente damos aos cães são os ossos, que constituem igualmente um perigo, principalmente os ossos mais finos, as tibias, lascam e podem perfurar os intestino e outros órgãos.
As carnes vermelhas e/ou de aves devem ser evitadas, assim como as carnes processadas, porque segundo o mesmo especialista, este tipo de alimentos e em particular o frango, pode causar diarreia no animal.
Uvas e ameixas também devem ser postas de lado. As uvas devem ser dadas com cuidado, porque os excessos como em tudo, pode provocar graves alterações. O abacate também deve ser dado muito pouco, porque se for dado mais pode provocar reações adversas.
Outro alimento muito apreciado é o chocolate. Segundo a mesma fonte, alguns dos alimentos são mesmo proibidos de dar. O chocolate é um deles.
Os chocolates imperam nas épocas festivas e encontram-se ali mesmo ao alcance dos nossos bichos.
Ou, pensamos nós fazer um carinho ao nosso animal de estimação, e sem ser por mal acabamos por dar um alimento que é extremamente tóxico para os intestinos, assim como provoca reações neurológicas graves, vómitos e em casos mais gravosos até a morte.
Quanto a outro tipos de doces, como rebuçados ou gomas, o melhor é também evitar, já que os elevados níveis de açúcar presentes na composição destes produtos podem causar hiperatividade e problemas de estômago nos bichos.
Os produtos à base de leite, como gelados, também não devem fazer parte da alimentação dos animais, embora "uma colher possa não fazer mal". Os cães podem também ser intolerantes à lactose, por isso, todo o cuidado é pouco, alerta o médico norte-americano.