Advertisement

Lista de eletrodomésticos que mais consomem energia em casa

Por vezes deparamo-nos com faturas da eletricidade mais elevada do que o normal... Ou então é normal faturas elevadas, mas nunca é desejável... 


O facto de manter alguns eletrodomésticos constantemente ligados, pode estar relacionado com esta situação! Alguns não são possíveis desligar, como é o caso por exemplo, de um frigorífico. Mas existem outros casos em que é possível fazer uma melhor gestão do tempo em que o aparelho elétrico está ligado à corrente.

O primeiro detalhe a ter em atenção é a classe energética dos eletrodomésticos. Aqueles que apresentem uma classe energética mais próxima do A+++, são os que menos energia gastam e permitem poupar uns euros no final do mês na fatura da eletricidade. Contudo, este tipo de produtos são bem mais caros que os restantes, mas em certos casos pode compensar! É uma questão de confirmar o quão mais caro fica este produto em comparação com outro com uma classe energética mais baixa e verificar se compensa a escolha.

Lista de eletrodomésticos constantemente ligados que gastam mais energia


1 - Frigorífico

Ligado 24 horas por dia, sem descanso, o frigorífico é aquele que consome mais energia em casa, por razões obvias. Este é um eletrodoméstico indispensável que não é possível prescindir dele, contudo, existem pequenos detalhes que podem reduzir o consumo energético do frigorifico, tais como

- Reduzir o número de vezes que abre o frigorífico;
- Evitar colocar alimentos quentes no interior;
- Manter o frigorífico sempre limpo
- Certifique-se que as borrachas estão a vedar bem

Apesar de o frigorífico consumir cerca de 20% da eletricidade de uma habitação, ter atenção a estes pequenos detalhes, pode fazer a diferença.

2 - Televisão

Pode nem utilizar a televisão durante o mês, mas cerca de 10% do consumo da energia vem dela! Quando desliga a TV no comando, ela fica em 'stand-by' e a consumir energia. Para evitar este gasto deve desligar diretamente da tomada, pelo menos durante o período noturno ou quando sai de férias.

Se estiver a comprar TV agora, procure uma LED, pois consome 25% menos de energia que uma LCD e 40% menos que um plasma.

3 - Forno

Este é um dos eletrodomésticos que mais energia consome. Apesar de apenas o ligarmos pontualmente para confeção de alimentos, durante o tempo que permanece ligado consome uma boa parte de energia. Ainda assim, é possível evitar agravar os gastos através de pequenos gestos, por exemplo, evite abrir a porta do forno quando está ligado, pois cada vez que o faz, perde 25% de energia, obrigando-o a consumir eletricidade para recuperar a energia que perdeu. Desligar o forno cerca de 10 minutos antes de terminar a sua confeção é também uma hipótese de poupança, acabando de cozinhar com o calor que fica no seu interior.

4 - Computador

Parece que desligado pouco consome, mas mesmo em stand-by é responsável por aproximadamente 7% da energia de uma habitação. Procure desligar por completo o computador em vez de o deixar "adormecido". Reduzir a luminosidade do ecrã é também uma forma de diminuir o consumo energético.

5 - Telefone sem fios

Talvez um dos aparelhos que mais tempo permanece ligado à eletricidade e menos é utilizado. Os telefones estão cada vez mais em desuso, tendo sido substituídos pelos telemóveis. Ter um aparelho destes constantemente ligado à corrente consome energia e provavelmente nem necessita dele. Faça as suas contas e veja se compensa ter este telefone constantemente ligado à corrente tendo em conta o uso que lhe dá!


Estas são apenas algumas dicas que pode ter em conta para mudar no seu dia-a-dia de forma a melhorar o rendimento dos seus eletrodomésticos e ao mesmo tempo reduzir na fatura da eletricidade!