
A Autoridade da Concorrência (AdC), multou a Auchan, Modelo Continente (do grupo Sonae), Pingo Doce (do grupo Jerónimo Martins) e a Beiersdorf (fornecedor de produtos de higiene pessoal e cosmética) por praticarem um esquema de fixação de preços de venda ao consumidor.
A sanção destas três empresas atingiu os 19.469.276 euros, sendo que o fornecedor Beiersdorf recebeu a maior sanção (9.276,80 euros).
Segundo a nota emitida pela AdC, através da investigação foi possível apurar que as empresas de distribuição asseguraram o "alinhamento dos preços de retalho" nos supermercados, mediante os contactos estabelecidos através do fornecedor comum, tratando-se assim de uma conspiração "equivalente a um cartel", denominada no direito da concorrência como 'hub-and-spoke'.
Esta é uma prática que "elimina a concorrência" e priva os consumidores da opção de melhores preços, enquanto oferece melhores níveis de rentabilidade para a distribuição.
Ficou ainda apurado que esta prática durou cerca de 6 anos (entre 2011 e 2017) e abrangia produtos da Beiersdorf, como desodorizantes, protetores solares, protetores labiais e cremes de rosto.
As coimas são determinadas pela faturação das empresas nos mercados afetados pelas práticas.
Entretanto as superfícies comerciais já se pronunciaram em relação a esta situação:
O Pingo Doce considerou que a multa aplicada pela participação num esquema de fixação de preços, “é injusta e imerecida”, e por isso, vai recorrer aos tribunais.
A Auchan Retail Portugal refutou as práticas que lhe foram imputadas e vai recorrer judicialmente.
A Modelo Continente repudiou a multa aplicada, cuja decisão classificou como “errada e infundada” e vai também recorrer aos tribunais para defender a sua reputação e valores.