Sendo a pele o nosso maior órgão, deve constituir uma prioridade, protegê-la!
É do conhecimento geral que a proteção da pele na exposição solar é fundamental, tanto na prevenção do cancro da pele como igualmente para nos protegermos dos nocivos raios UV.
Os protetores solares atuam como protetores na prevenção de doenças da pele bem como do envelhecimento precoce.
Todos gostamos de ver a pele com uma tonalidade castanho bronze, mas saiba que a exposição aos raios solares em certos períodos do dia é mais nocivo que benéfico, pelo que o uso de protetor solar é de extrema importância.
De qualquer forma o uso de protetor solar deve ser usado todo ano e não só na época de verão, uma vez que temperaturas baixas também constituem um agressor da pele, que se pretende saudável e jovem.
Protetor solar - quando devo usar?
Como acontece todos os anos somos alertados a ter particular atenção para a exposição em excesso aos raios solares na época balnear. Que as crianças devem usar protetor solar fator 50 e que as idas à praia ou à piscina devem ficar entre as primeiras horas da manhã até bem antes do pico solar, ao meio-dia.
Que as peles mais claras requerem mais cuidado e atenção que as peles mais escuras. e que o protetor deve ser usado muitas vezes por dia.
A pele constitui o maior órgão do corpo humano. Este tem várias funções no nosso corpo protegendo-o de forma ímpar de ferimentos e infeções, e no controle da temperatura corporal, pelo que é um órgão vital do nosso corpo, que merece o maior cuidado e atenção.
Quando existe desleixo da nossa parte pela exposição solar, pode ocasionar desidratação, queimaduras, dor, e até insolação.
Assim o protetor solar é essencial, não só para proteger a pele de todas as agressões nocivas exteriores, como também retardar o processo de envelhecimento da pele.
Qual a melhor proteção para usar?
Para uma melhor escolha do protetor solar, mais adequado ao seu tipo de pele, deve levar em linha de conta, se tem alguma enfermidade e/ou distúrbio na pele, o local onde habitualmente costuma ir, porque quanto mais perto da água estiver mais atrai a radiação (água que atua como um espelho), e igualmente a altura do ano em que se encontra.
Vale igualmente lembrar que nem sempre o protetor mais caro é o melhor e mais adequado, uma vez que há vários aspetos a considerar.
De realçar que existe uma norma reguladora para os filtros solares, pelo que independentemente da marca e do preço um protetor solar fator, 20, 30 ou 50, é igual para todas as marcas.
Se houver enfermidades graves na pele, naturalmente que terão que ser observadas por um dermatologista que indicará o melhor protetor para essa situação de exceção.
Apesar dos protetores terem diferentes níveis de proteção, não existe nenhum que proteja a 100%, nem que seja igualmente duradouro e resistente à água.
Como aplicar o protetor solar?
- Aplique uma boa quantidade de protetor e de uma forma regular cobrindo toda área que pretende proteger;
- Meia hora antes da exposição ao sol e sempre que sentir que a pele já está seca, ou então a cada 2 horas, ou após a ida à água;
- Usar o protetor solar todo ano, mesmo que não haja sol ou que este não esteja visível;
- Não se exponha ao sol nas horas de maior calor entre o meio dia e as 16 horas, período do dia em que o sol está mais quente e intenso;
- Não use o protetor solar de um ano para o outro;
- A água não é um protetor da pele, pelo que não a protege do sol.
Quando mais clara for a pele mais protetor solar precisa e com maior fator de proteção. A exposição ao sol deve ser gradual, para que não haja lugar a queimaduras ou outras situações mais graves.
Peles claras ou muito claras
Estas peles queimam-se mais facilmente pelo que necessitam de um protetor solar com fator de proteção até 50.
Pele clara, morena clara
Para este tipos de pele o bronzeado torna-se mais rápido pelo que para estes tipos de pele está normalmente associado a pessoas com cabelo escuro, deve usar-se o fator de proteção entre 20 e 30 de FPS.
Pele morena e pele mais escura
Nestes tipos de pele o bronzeado acontece com uma grande facilidade, e existe uma maior dificuldade em se queimar, no entanto é necessário que continuem os cuidados com o sol. Para estes tipos de pele, o fator de proteção deve andar entre os 6 e os 15 FPS. Embora com pouca probabilidade de se queimar, deve no entanto manter a pele bem hidratada, para diminuir quaisquer riscos de enfermidades graves, com a continuada exposição aos raios solares.
Crianças e bebés
Escusado será dizer-se que com as crianças e os bebés o cuidado deve constituir uma prioridade e estar atento à permanente hidratação, bem como é vital que se deve evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor.
O fator de proteção deve ser o 50FPS, aplicar várias vezes por dia, ou até mesmo proteger a pele do bebé com uma t-shirt para evitar possíveis queimaduras e outras patologias, como a insolação, e usar sempre um chapéu que proteja efetivamente o rosto do bebé.
Nas crianças, a proteção deve ser constante e efetiva, protegendo integralmente a pele da criança.
Depois do sol, deve-se aplicar um bom after sun para que a pele se mantenha hidratada, saudável e sempre jovem!!!!