Advertisement

Deu-se o inesperado! 30 Anos depois os Himalaias voltaram a avistar-se em certas zonas da Índia

Os Himalaias voltaram a avistar-se ao fim de 30 anos devido à diminuição da poluição na Índia

Há muito tempo que de certas zonas da Índia os Himalaias não se encontravam visíveis. Há precisamente 30 anos que o fenómeno não ocorria.

Devido ao confinamento das populações e da diminuição da poluição do ar, assiste-se  a quedas significativas dos níveis de gazes lançados para a atmosfera.

Como forma de combater a pandemia pelo COVID-19 também na Índia, à semelhança doutros países, o governo decretou o isolamento das populações e o seu confinamento. A quarentena de 21 dias começou na Índia a 24 de março último.

O distrito de Jalandhar, em Punjab, a mais de 200 quilómetros desta cadeia montanhosa, é um dos locais onde agora é possível avistar os Himalaias em todo o seu esplendor.

Os moradores têm partilhado imagens impressionantes nas redes sociais que provam o acontecimento.

Noutro local, em Jammu, a mais de 260 quilómetros dos Himalaias também já é possível avistar todo conjunto montanhoso.

Um relatório da India Today Data Intelligence Unit refere que o índice de qualidade do ar desceu dos 115 para os 75 nos três primeiros dias de quarentena.

Até aos 50, o índice de qualidade do ar significa que a poluição apresenta poucos ou nenhuns riscos para a saúde, enquanto que dos 51 aos 100 o risco é moderado.

No entanto a Índia apresentava antes destas medidas, um aumento considerável de níveis de poluição, representando um elevado risco para a saúde pública,

A Índia regista, até ao dia 08 deste mês, 5916 infetados pelo novo coronavírus e 178 vítimas mortais.