O designer gráfico cria soluções através de projetos de comunicação visual que atendam as necessidades do mercado.
Várias são as empresas que em muitas localidades do país se encontram a recrutar profissionais de Designer Gráfico, para integrarem as suas equipas de colaboradores neste tipo de categoria profissional.
O Designer Gráfico cria projetos gráficos que envolvam tanto o impresso quanto o digital, desenvolvimento de marca gráfica, identidade visual, sinalização entre outros.
Na atualidade este profissional é favorecido pelas constantes inovações tecnológicas do mundo digital que disponibilizam ferramentas fantásticas para criação e produção de peças gráficas.
Com a utilização de softwares como Adobe Photoshop, Illustrator, Corel, InDesign, Adobe Premiere, After Effects, entre outros, até mesmo softwares para celular como Instasize podem ser usados ou auxiliar na criação.
O Designer Gráfico está equipado com recursos diversos para aplicar as mais variadas técnicas.Essas ferramentas aliadas ao conhecimento do designer gráfico faz com que profissional desempenhe importante papel em tarefas que envolvam o planeamento e produção de comunicação visual para:
- projetos editoriais;
- livros;
- revistas;
- jornais;
- banners;
- cartazes;
- adesivos;
- panfletos;
- camisetas;
- papelaria;
- sinalização;
- logotipos;
- símbolos;
- criação visual de sites;
- banners para internet;
- peças audiovisuais, etc.
Perfil de um Designer Gráfico
As principais característica que favorecem um bom designer gráfico são a vontade de aprender, a empatia e gostar de resolver problemas.
Isso porque, como designer gráfico, enfrentará desafios que mesmos parecidos podem carregar uma particularidade que necessite aprender algo novo, ou atender no projeto um público com uma necessidade especial e que demande uma solução funcional.
Perfil para atuar na área de design gráfico:
- Gostar de artes e eventos culturais – Quanto mais vasto for o seu repertório e abranger elementos visuais mais abrangentes, contribuirão melhor na composição de seus projetos. Portanto assistir filmes, ir a exposições, ler livros e revistas, e até analisar a composição gráfica destes podem aumentar seu portfolio.
- Ter bom senso estético – Precisa saber julgar e decidir não só o que é belo, mas também agradável aos sentidos do ser humano.
- Saber expressar ideias através do desenho – não precisa ser um exímio desenhador, basta que com alguns traços consiga rascunhar uma ideia.
- Gostar de tecnologia – Atualmente Design e tecnologia andam juntos. Um Designer passa boa parte do tempo manuseando softwares gráficos e pesquisando referências na internet.
- Saber trabalhar em equipe – Você pode até trabalhar de forma independente como freelancer, mas de qualquer forma em muitos projetos você precisará interagir com profissionais de outras áreas e equipas para debater sobre planejamento e outras questões.
- Comprometimento com os resultados – Comprometer-se com o que foi acordado é garantia que é entregue de acordo com os requisitos e dentro do prazo.
Conhecimentos fundamentais
Para começar a entender o design gráfico é necessário que você tenha contato, em uma graduação ou de forma autodidata, com fundamentos essenciais do design que contribuem com soluções viáveis e que tragam resultados. Me refiro a fundamentos como tipografia, cores, gestalt, grids, entre outros.
Pode estudar o contexto histórico para entender movimentos importantes. Pesquise sobre história da arte e história do design.
Fundamental também é dominar softwares gráficos como o Photoshop, Illustrator para começar.
Outra coisa importante é conhecer os processos utilizados em projetos de design editorial (livros, jornais, revistas, material didático e publicações institucionais), de design digital (artes para websites e produtos multimídias).
Áreas de atuação:
- Agências de publicidade;
- Editoras;
- Departamento de comunicação e marketing de empresas;
- Escritórios e estúdios de design;
- Gráficas, empresas de embalagens;
- Produtoras de vídeo e cinema, emissoras de TV;
- Como freelancer ou seguir a carreira acadêmica.
Se tem o perfil desejado e é apaixonado por tecnologia e inovação esta é a carreira ideal para si. Apresente a sua candidatura e obtenha mais informações detalhadas sobre todas as oportunidades, localidades, carga horária e remunerações, no espaço reservado para o efeito aqui.