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Influenciadores Digitais - Profissão de futuro?

 Influenciador Digital: Será uma profissão com futuro?


Como é do conhecimento geral, existem influenciadores  em todas as redes sociais, desde o Youtube até ao Instagram. A sua importância tem vindo a aumentar e até já há cursos de formação com a finalidade de formar melhores profissionais.

Os influenciadores digitais são cada vez mais, e mais importantes neste mundo digital.
Com tantos influenciadores emergentes será que ainda haverá lugar para novos profissionais? Existirá realmente um futuro para os profissionais que pretendem seguir esta via?

Vamos neste artigo mostrar alguns aspetos positivos sobre o assunto

As pessoas nunca deixarão de usar as redes sociais. Seja no Facebook ou no Instagram, ou em ambos, ou em qualquer outro, irão continuar a usar estas redes para se manterem atualizadas, bem como para estarem mais perto do entretenimento. Haverá sempre alguém que esteja on-line, por isso haverá sempre audiência.

O influenciador irá criar com os seus seguidores, uma relação de "compromisso". Quando a relação é muito forte e os conteúdos apresentados são interessantes, e cativam a maior parte da plateia, tudo o que o influenciador disser e/ou fizer, os seus seguidores irão confiar nas suas dicas ou conselhos, como confiariam na palavra de um amigo.
Assim, o influenciador terá o caminho aberto para aconselhar a compra de um produto ou serviço, a mudança de hábitos e/ou comportamentos.

Como haverá sempre audiência disponível, haverá sempre alguém para aceder às redes sociais e cada vez mais, o futuro do influenciador, antevê-se radiante. Mas esta excelência só será atingida por aqueles que são realmente bons profissionais.

Ser um bom influenciador, o que significa realmente?

Um bom influenciador gera conteúdos bons, interessantes e de valor, que interessem e cativem a maioria. Se os conteúdos não forem interessantes o bastante, a plateia acaba por dispersar e o influenciador perde o seu seguidor.

Desta forma o influenciador tem todo o interesse em criar bons conteúdos, de interesse geral e/ou particular, que prendam do principio ao fim a atenção dos seus seguidores.

Sendo assim, como podemos criar bons conteúdos?

Primeiramente há que conhecer o público alvo que se quer alcançar. Do que gostam, quem são, quais os seus interesses, os seus hábitos e toda a informação que se poder acrescentar.
Após haver um conhecimento prévio do "terreno", o passo seguinte será gerar os conteúdos que agradem a essa audiência.
A melhor forma de chegar ao público alvo é criar uma personagem, um "Avatar", que se identifique com as características desse grupo e escrever para esse personagem fictício.
E se o assunto a tratar já tivesse sido abordado por outros influenciadores? Não há problema, porque o que os distingue não é o tema ou a área de atuação, mas sim o conteúdo e a forma como nos dirigimos à plateia.

Cada  influenciador digital tem o seu próprio método de cativar os seus seguidores, dependendo do assunto a abordar.
No entanto, este terá que ser bem direcionado. Pode ser motivacional, sarcástico, humuristico, ou de qualquer outro tipo, dependendo sempre dos interesses da plateia.
Podem escolher-se vários assuntos, desde conteúdo mais pessoal, ou relativamente a assuntos da atualidade, ou outros de outra natureza.
O que realmente importa não é a escolha de uma área sem profissionais. O que conta realmente é colocar a sua personalidade em cada conteúdo que gera, como se fosse uma "patente registada". O que se diz e como se diz é importante para reter os seguidores. Ter uma marca própria, que se destinga.

Haverá então ainda espaço, para quem quer seguir esta profissão?

A resposta é afirmativa. Sim, há e sempre haverá espaço para mais um. Cada um pode e deve escolher o modelo ou modelos que mais se adequam aos temas que pretende gerar e pode seguir alguns ou todos os que entender.
Ter competição é benéfico, porque o estimula a criar mais e melhores conteúdos. Não irá excluí-lo do mercado, o seu lugar está garantido.

Todavia, para ser um influenciador com sucesso, tem necessariamente que gerar conteúdos que se destaquem dos demais, como já referimos, criar uma relação forte com os seus seguidores e manter a consistência das publicações.
Algo que nunca deverá fazer, mesmo que não tenha inspiração em determinado momento, é copiar os conteúdos de outras contas. Pode até inspirar-se em certos conteúdos já conhecidos, mas nunca copie os já existentes, isso irá reduzir a sua plateia, e inspirar desconfiança, dispersão e até mesmo abandono dos seus seguidores. Quem se sentir "traído", não voltará ao seu canal.

A profissão tem futuro, geograficamente não há barreiras, é criativa, o céu é o limite!!!
Comece hoje mesmo!!!!